FLAGCOUNTER DE ALÔ VIDEOSFERA - LINK IN

DIVINO PAI ETERNO

DIVINO PAI ETERNO
ABENÇOAI O BRASIL E O MUNDO INTEIRO

LITURGIA DIÁRIA - COMECE O DIA FELIZ

LITURGIA DIÁRIA - COMECE O DIA FELIZ
CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR - VOCÊ JÁ OROU HOJE?

domingo

Homenagem à Romênia -


Fonte Wikipédia, 26/12/2012


Como prometí no mês passado, a partir deste mês farei uma homenagem mensal a um país estrangeiro top visitante do mês. Até agora, a Romênia continua em segundo lugar no ranking de visitantes ao Blog Alô Videosfera, só ultrapassada pelo nossos conterrâneos do Brasil.
A regra é a seguinte: no próximo mês, faremos a homenagem ao país seguinte do ranking, mesmo que o atual, continue com a classificação no segundo lugar.  O Brasil, "Promouter Country" e campeão invicto de visitas,  até agora, terá uma homenagem especial independente, no momento oportuno, já que se aproxima a Copa do Mundo que será sediada em nosso amado país. 

O que você conhece sobre a Romênia? Esta é uma oportunidade de checar seus conhecimentos sobre este povo, que se faz conhecer não só pela excelência nos esportes mas também pela hospitalidade, cultura, povo heróico em suas lutas pela paz, indepedência e sobrevivência, pela beleza de suas terras , enfim, de sua gente!
ROMÊNIA - 

Roménia (português europeu) ou Romênia (português brasileiro) (em romenoRomânia) é um país daEuropa Oriental limitado a norte e a leste pela Ucrânia, a leste pela República da Moldávia e pelomar Negro, a sul pela Bulgária e a oeste pela Sérvia e pela Hungria. A sua capital, e também maiormetrópole, é a cidade de Bucareste.
Faz parte da União Europeia desde 1º de Janeiro de 2007. Seu território é o nono mais extenso da UE, e sua população a sétima maior. Também é membro da OTAN desde 29 de Março de 2004. Além disso, compõe a União Latina, a Francofonia e a OSCE.

[editar]
nome Roménia vem de Roma ou do Império Romano (Oriental) e enfatiza as origens do país como província do Império Romano. Na Antiguidade Tardia, o Império Romano era frequentemente chamado de Romania em latim. Alguns historiadores afirmam que o Império Bizantino medieval deveria ser chamado de Romania, mas esta ideia não foi aceite. O nome "Romania" também é usado para o grupo de terras europeias onde apareceram as línguas românicas.

READ MORE:

[editar]
História

província romana de Dácia (em vermelho).
Castelo de Bran foi construído em1212 e tornou-se conhecido por ser oCastelo de Drácula após ter sido casa deVlad III, o Empalador.
Território romeno no século XX: roxo indica o Reino Antigo antes de 1913, rosa indica aa áreas da Roménia Maior que foram adquiridas durante a Primeira Guerra e assim permaneceram após aSegunda Guerra o laranja indica as áreas que aderiram Roménia após Primeira Guerra ou que foram anexados após aSegunda Guerra dos Balcãs, mas depois da Segunda Guerra Mundial foram perdidas. A pequena região de Herţa, em roxo delimitado, fazia parte do Reino Antigo antes de 1913, mas foi perdida após Segunda Guerra Mundial.
A confederação tribal dos Getas foi encontrada porDario na sua campanha nos Balcãs em 531 a.C..Osdácios foram derrotados pelo Império Romano no governo do imperador Trajano em duas campanhas que se estenderam de 101 a 107, e o centro do reinodos dácios tornou-se a província romana da Dácia.
As campanhas góticas e cárpicas nos Balcãs durante231 - 275 forçaram o Império Romano a reorganizar uma nova província romana da Dácia ao sul doDanúbio, fazendo com que a antiga Dácia se tornasse o reino dos Godos até o final do século IV, quando foi incluído no Império Huno. Os Gépidas e os Avarosgovernaram a Transilvânia até o século VIII, quando os Búlgaros incluíram a Roménia ao seu império até oano 1000. Os Pechenegues, os Cumanos e os Uzestambém são mencionados por crónicas históricas noterritório da Roménia até a fundação dos principadosvaláquios da Valáquia por Basarab, e da Moldávia porDragos durante o século XIV.
Na Idade Média, os romenos viveram em três principados distintos: ValáquiaMoldávia eTransilvânia.
Valáquia e a Moldávia encontraram-se sob a suserania do Império Otomano nos séculos XV e XVI, respectivamente, com autonomia interna e breves períodos de independência, com a Moldávia perdendo seu território oriental da Bessarábia para o Império Russo em 1812, seu território setentrional deBucovina para o Império Austríaco em 1775 e seu território sudeste de Bugeac para o Império Otomano.
Transilvânia caiu sob controle da Hungria no século XII (desde 1300, a Hungria e a Transilvânia tornaram-se possessões da Casa de Anjou, de Habsburgo, e do Sacro Império Romano-Germânico), tornando-se um principado sob a suserania do Império Otomanoem 1526, após a Batalha de Mohács. No final doséculo XIX, o Império Austríaco (desde 1867Áustria-Hungria) incluiu a Transilvânia nas suas fronteiras.
A Roménia moderna nasceu quando os principados da Moldávia e da Valáquia fundiram-se em 1859 e a sua independência foi ratificada pelos Grandes Poderes em 1877. Um Príncipe da Casa alemã deHohenzollern-Sigmaringen recebeu a Coroa do Reino da Roménia, tornando-se Rei e chamava-se Carol I.
Após a Primeira Guerra Mundial (na qual a Roménia participou aliando-se às potências da Tríplice Entente), com a desintegração do Império Russo dosRomanov e do Império Austro-Húngaro dosHabsburgo, a Roménia viu a sua área de soberania duplicada com as aquisições da Transilvânia e daBessarábia.
A Bessarábia, a Bucovina do Norte e a Bugeac foram incorporados pela União Soviética em 1940, compreendendo principalmente a actual República da Moldávia com a Bugeac e a Bucovina do Norte integradas na Ucrânia.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Roménia tornou-se um estado comunista sob directo controlo económico e militar da U.R.S.S. até 1958. O governo ditatorial do presidente Nicolae Ceauşescu (1965-1989) foi derrubado com a Revolução Romena de 1989; muitos dos que derrubaram Ceausescu, na sua maioria sociais-democratas, integraram o governo eleito democraticamente até 1996, quando Emil Constantinescu foi eleito presidente por uma coligação de centro-direita. Em 2000, os social-democratas retornaram ao poder, com Ion Iliescu. As eleições de 13 de Dezembro de 2004 deram a vitória a Traian Băsescu, do liberal Partido Democrata através da coalizão de direita "Aliança da Justiça e Verdade".
Em 1 de Janeiro de 2007, a Roménia adere à União Europeia juntamente com a Bulgária.

[editar]
Geografia

Os Carpatos na Roménia são umas das maiores montanhas da Europa
A autostrada de Transfăgărășan é a mais complicada da Europa do este
Uma grande parte das fronteiras da Roménia com a Sérvia e a Bulgáriaseguem o curso do Danúbio. O Danúbio vai desaguar no mar Negro onde forma o Delta do Danúbio, juntamente com o rio Prut que serve de fronteira com a República da Moldávia. Os montes Cárpatos dominam a parte ocidental da Roménia, com picos de até 2.700 metros. O mais elevado, o Moldoveanu, atinge os 2.744 metros. As principais cidades são a capital, BucaresteBraşovTimişoaraCluj-NapocaConstanţaCraiova,IaşiBrăila e Galaţi.

[editar]
Demografia

Evolução da demografia da Roménia (1961-2002).
Grupos étnicos (2002 est.):
Religiões (2002 est.):
Catedral Ortodoxa de Vad, Feleac e Cluj
Catedral Greco-Católica Romena da Transfiguração de Cluj
língua oficial é o romeno, uma língua românica da subfamília itálica, da família dos idiomas indo-europeus.
As Minorias consideráveis de húngaros e descendentes alemães, principalmente na Transilvânia, também falam húngaro e alemão. Outros grupos étnicos incluemciganos e nativos dos países vizinhos à Roménia.
A maioria dos romenos é membro da Igreja Ortodoxa Romena, que é uma das igrejas do Cristianismo Ortodoxo Oriental. O Catolicismo (tanto o católico romano como o católico romeno) e o Protestantismo também estão representados, principalmente nas áreas habitadas pela população mais próxima da influência ocidental. Em Dobruja, a região situada na costa do Mar Negro, há uma pequena minoria muçulmana (de etnia turca e tártara), uma remanescente do governo otomano e de migrações da Crimeia.
Sibiu é uma cidade alemã na Roménia, mais alemã do que romena

[editar]
Política

A Roménia é uma república democrática. O poder legislativo do governo romeno consiste de duas câmaras, o Senat (Senado), que possui 137 membros (relativo a 2004), e a Camera Deputaţilor (Câmara dos Deputados), que possui 332 membros (relativo a 2004). Os membros de ambas as câmaras são escolhidos em eleições realizadas a cada quatro anos. O presidente, chefe do poder executivo, também é eleito pelo voto popular, a cada cinco anos (até 2004 eram de quatro em quatro anos). O presidente nomeia o primeiro-ministro, que dirige o governo, cujos membros são por sua vez nomeados por ele. O governo é sujeito a um voto parlamentar de aprovação.

[editar]
Subdivisões

Administrativamente a Roménia é dividida em 41 judeţe, ou distritos, e o município de Bucareste (Bucureşti, em romeno) - no qual está a capital.
Os distritos estão assim divididos (por ordem alfabética):
Mapa administrativo da Romênia
Transilvânia está em verde, Valáquia em azul, a região da Moldávia em vermelho eDobruja em amarelo

[editar]
Economia

Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.
Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes.
Após o colapso do Bloco Soviético em 1989-91, a Roménia foi deixada com uma base industrial obsoleta e um padrão de capacidade industrial totalmente inadequado às necessidades da população. Em Fevereiro de 1997, a Roménia iniciou um grande programa de reformas estruturais e estabilização macroeconómica. Mas as reformas não mostravam clareza. Os programas de reestruturação incluíam liquidar grandes indústrias de energia intensiva e reformas importantes nos sectores financeiro e agrícola. A economia atrasada e instável da Roménia tem-se transformado numa economia com estabilidade macroeconómica com alto crescimento e baixo desemprego. A Roménia alcançou um acordo com o FMI em Agosto para um empréstimo de US$ 547milhões, mas a liberação da segunda parcela foi adiada em Outubro devido a exigências de empréstimo não-resolvidas do sector primário e diferenças sobre as despesas orçamentais. Bucareste evitou o não-pagamento das dívidas do meio do ano, mas teve que reduzir significantemente as reservas para tal; as reservas giravam em torno de 1,5 bilhão de dólares por ano em 1999.As prioridades do governo incluíam: obter um empréstimo renovado com o FMI, apertar as políticas fiscais, acelerar a privatização e reestruturar empresas não-lucrativas.
Câmara da industria e do comercio da Roménia
2002 e 2003 foram anos economicamente bem sucedidos, e actualmente o crescimento do PIB está previsto para ser de 4.5% ao ano. A economia cresceu 6,6% na primeira metade de 2004, e 7,0% (ano sobre ano) no segundo trimestre de 2004, marcando a maior taxa de crescimento na região. O salário bruto médio por mês na Roménia é de 1855, equivalendo a US$ 627 (maio de 2009).
O crescimento do PIB deve ficar por volta de 8% em 2004 e por volta de 6-7% em 2005. O desemprego na Roménia está nos 6,2% (2004), valor muito baixo se comparado a outros países europeus. A Roménia foi convidada pela União Europeia em dezembro de 1999 a iniciar as negociações de entrada. A sua adesão foi aprovada em 2005 junto com a Bulgária.
Igreja fortificada da Transilvânia
Apesar das nítidas melhorias, a Roménia ainda enfrenta vários problemas-chave: corrupção elevada em quase todos os níveis da sociedade, falta de transparência a respeito dos gastos públicos, falta de competitividade económica - especialmente no sector agrícola -, um certo grau de desemprego em áreas rurais e um ritmo lento de reformas no sector público da economia. A liberdade de imprensa geralmente é garantida, mas algumas pressões económicas e administrativas determinam que a mídia reflicta especialmente os aspectos positivos ou neutros da sociedade ao invés dos aspectos negativos ou críticas dirigidas ao governo. A Roménia recebeu em outubro de 2004 a muito desejada "economia de mercado funcional" pelos oficiais da UE, com algumas reservas - relacionadas especialmente aos aspectos mencionados acima.

[editar]
Cultura

Castelo de Huneadora
A população romena tem o costume de frequentar feiras. Essas feiras são geralmente artesanais. A Roménia é um país com um grande número de castelos, sendo alguns constituídos de madeira e muito bem conservados ao longo dos séculos. Esses castelos atraem muitos turistas durante todo o ano. O castelo mais visitado é o famoso Castelo de Bran onde, segundo a tradição, viveram o Conde Drácula e Elisabeth Bathory.

[editar]
Feriados oficiais

DataNome romenoNome em portuguêsNotas
1 de JaneiroAnul nouDia de Ano Novo
Abril/MaioPaştelePáscoaO feriado oficial é a Páscoa Ortodoxa. Embora as festas durem três dias, só o Domingo e Segunda-feira de Páscoa são feriados.
1 de MaioZiua munciiDia do TrabalhadorDia Internacional do Trabalhador
Primeiro domingo de MaioSărbătoarea mameiFesta de mãeLei Nr. 319 de 2010
Segundo domingo de MaioSărbătoarea tatăluiFesta de paiLei Nr. 319 de 2010
Maio/JunhoRusaliilePentecostesO feriado oficial é a Pentecostes: Domingo e Segunda-feira
15 de AgostoAdormirea Maicii DomnuluiAssunção de MariaO feriado oficial é a Assunção de Maria
1 de DezembroZiua naţională (Ziua unirii)Feriado Nacional (Dia da União)Celebra a união da Transilvânia com o Reino da Roménia, o acto fundador da Roménia moderna (1918)
25/26 de DezembroCrăciunulNatalTanto o dia de Natal como o dia seguinte são feriados.

[editar]
Outras datas oficiais

DataNome romenoNome em portuguêsNotas
26 de JunhoZiua TricoloruluiDia da Bandeira
29 de JulhoZiua Imnului naţionalDia do Hino NacionalData em que Deşteaptă-te, Române! foi pela primeira vez executado, em 1848 em Râmnicu Vâlcea
8 de DezembroZiua ConstituţieiDia da Constituição

[editar]
Festas tradicionais

DataNomeNotas
1 de MarçoMărţişorulFestival da Primavera

Referências

  1.  Ranking do IDH 2010. PNUD. Página visitada em 4 de novembro de 2010.

[editar]
Ver também

[editar]
Ligações externas

PortalA Wikipédia possui o
Portal da Romênia
Commons
Commons possui multimídias sobreRoménia

Flag map of Romania.svgRoménia
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens

Nenhum comentário:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores em - ALÔ VIDEOSFERA LINK IN

OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!

OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!