FLAGCOUNTER DE ALÔ VIDEOSFERA - LINK IN

DIVINO PAI ETERNO

DIVINO PAI ETERNO
ABENÇOAI O BRASIL E O MUNDO INTEIRO

LITURGIA DIÁRIA - COMECE O DIA FELIZ

LITURGIA DIÁRIA - COMECE O DIA FELIZ
CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR - VOCÊ JÁ OROU HOJE?

sexta-feira

LITURGIA DOMINICAL - ANO A - 27/08/2017 - DEHONIANOS INSPIRANDO A LEITURA ORANTE DA PALAVRA - MATEUS 16,13-20

1ª Leitura: Is 22,19-23
Sl 137
2ª Leitura: Rm 11,33-36

Leitura Orante da Palavra
Citação Bíblica: Evangelho: Mt 16,13-20

Preparação:

 
O texto que vamos orar é do evangelho de Mateus 16, 13-20 e narra a profissão de fé e primado de Pedro, a confissão da messiandade de Jesus, relatada por Mc e Lc e Mt acrescenta a da filiação divina (Bíblia de Jerusalém , notas de rodapé pág.1733)


Invocação:


Façamos uma oração ao Divino Espírito Santo para que nos ilumine e nos dê a graça de compreender a Palavra do Senhor.

“Vinde Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação , por Cristo Senhor nosso, Amém”!

1º Passo: Leitura (Verdade)
O que o texto nos diz? 

Ouçam no vídeo o Evangelho Encenado de Mateus 16,13-19


Vamos recordar o que o texto nos diz? O que mais tocou seu coração, que mais chamou a sua atenção? Vamos ler o texto mais uma vez?

Refrão: 
(Vide ao final desta postagem, Recurso audio visual (vídeo do you tube) com música para você escolher um refrão para colocar entre os passos da leitura orante.)

REFRÃO ESCOLHIDO POR MIM:

Eis-me aqui, Senhor,
Eis-me aqui, Senhor
Pra viver sua vontade,
Pra fazer sua vontade,
Eis-me aqui, Senhor!

2º passo : Meditação - O que o texto diz para mim?

Recordar o que foi lido.
Entendi o texto?
Qual a frase ou palavra que me chamou mais atenção?
Observar os personagens, o tempo, o lugar os grupos e os acontecimentos.
Coloque-se no lugar dos personagens,  se você estivesse ali, como se sentiria ao ver Jesus falando com Simão, mudando o seu nome para Pedro e  dando a ele a responsabilidade  pela sua igreja  e dando-lhe o "poder das chaves" do céu...

Tema do Evangelho de hoje:


"No centro da reflexão que a liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum nos propõe, estão dois temas à volta dos quais se constrói e se estrutura toda a existência cristã: Cristo e a Igreja.

. O Evangelho convida os discípulos a aderirem a Jesus e a acolherem-no como “o Messias, o Filho de Deus”. Dessa adesão, nasce a Igreja – a comunidade dos discípulos de Jesus, convocada e organizada à volta de Pedro. A missão da Igreja é dar testemunho da proposta de salvação que Jesus veio trazer. À Igreja e a Pedro é confiado o poder das chaves – isto é, de interpretar as palavras de Jesus, de adaptar os ensinamentos de Jesus aos desafios do mundo e de acolher na comunidade todos aqueles que aderem à proposta de salvação que Jesus oferece.

. A primeira leitura mostra como se deve concretizar o poder “das chaves”. Aquele que detém “as chaves” não pode usar a sua autoridade para concretizar interesses pessoais e para impedir aos seus irmãos o acesso aos bens eternos; mas deve exercer o seu serviço como um pai que procura o bem dos seus filhos, com solicitude, com amor e com justiça.

. A segunda leitura é um convite a contemplar a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus que, de forma misteriosa e às vezes desconcertante, realiza os seus projetos de salvação do homem. Ao homem resta entregar-se confiadamente nas mãos de Deus e deixar que o seu espanto, reconhecimento e adoração se transformem num hino de amor e de louvor ao Deus salvador e libertador."
(Dehonianos - Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus- Pt)

A reflexão pode partir das seguintes questões:


O texto convida-nos a uma reflexão sobre a lógica e o sentido do poder… Sugere que o poder é um serviço à comunidade. Quem exerce o poder, deverá fazê-lo com a solicitude, o cuidado, a bondade, a compreensão, a tolerância, a misericórdia, e também com a firmeza com que um pai conduz e orienta os seus filhos. Nessa perspectiva, o serviço da autoridade não é uma questão de poder, mas é uma questão de amor. Será impensável considerar que alguém pode desempenhar com êxito cargos de responsabilidade, se não for guiado pelo amor. É esta mesma lógica que os cristãos devem exigir, seja no exercício do poder civil, seja no exercício do poder no âmbito da comunidade cristã".

O exercício do poder, quer para Shebna, quer para Elyaqîm, aparece associado à corrupção, à venalidade, ao aproveitamento do serviço da autoridade para a concretização de finalidades egoístas, interesseiras, pessoais. A Palavra de Deus que nos é proposta vai em sentido contrário: o exercício do poder só faz sentido enquanto está ao serviço do bem comunitário… O exercício de um cargo público supõe, precisamente, a secundarização dos interesses próprios em benefício do bem comum.

Refrão :
 Eis-me aqui, Senhor,
Eis-me aqui, Senhor
Pra viver sua vontade,
Pra fazer sua vontade,
Eis-me aqui, Senhor!

3º passo - Contemplação - O que a Palavra  me faz experimentar?

Que mudanças surgiram em mim a partir desta Palavra? Que desafios descobri para me tornar melhor discípulo/a de Jesus? A que sentimentos ou emoções fui movido durante a leitura do texto ou durante a encenação do evangelho de Mt 16, 13-20?

Refrão:

Eis-me aqui, Senhor,
Eis-me aqui, Senhor
Pra viver sua vontade,
Pra fazer sua vontade,
Eis-me aqui, Senhor!

                 
4º passo - Oração - O que a Palavra me leva a falar com Deus?

O que eu responderia a Jesus, no momento que Ele quis saber - E vós, quem pensas que sou?
Quem é Jesus para mim? Creio que Ele está presente em cada um de seus filhos, em qualquer  aparência que se nos apresentam, independente de situação econômica ou social,  raça, cor ou credo? Eu seria capaz de assumir uma grande responsabilidade delegada por Jesus?
Que oração eu elevaria a Deus neste momento, mediante à reflexão e contemplação desta passagem do evangelho? Uma prece de louvor ou um pedido de misericórdia? Formular uma prece para suplicar a Deus um pedido de perdão, agradecimento ou ação de graças.

Podemos rezar o Salmo 137, da liturgia deste dia e ouvir esta música no You Tube, meditando sobre seu tema, baseada neste salmo.
                       

O grande cativeiro da Babilônia levou o povo judeu à lamentação pela  perda dos direitos
 primordiais do ser humano, perdendo a paz, a alegria de viver, como viviam
 em Sião. Tudo isto reflexo do mal exercício do poder,  que não estava
  a serviço do bem comunitário e da sociedade.

Refrão:

Eis-me aqui, Senhor,
Eis-me aqui, Senhor
Pra viver sua vontade,
Pra fazer sua vontade,
Eis-me aqui, Senhor!

5º passo - Ação -  O que a Palavra me sugere a viver no dia de hoje?

Fazer um momento de  silêncio interior, confrontando a sua vida à luz da Palavra (  propósitos de ação pessoal)

*****************************************************************

Enfim,

O resumo a seguir irá orientá-lo/la nos passos de sua Leitura Orante pessoal:

Busca atenta:

Invocar -  Invocar o Espírito Santo 
Ler -          Leitura lenta e atenta do texto
Meditar -   Perscrutar cada frase examinando os textos paralelos
Conhecer - Conhecer a tradição cristã ajuda a interpretar a Palavra
Iluminar  - Iluminar e confrontar a vida à luz da Palavra

Resposta sincera:

Rezar    -             Rezar o texto ou um salmo adequado
Contemplar   -   Fixar o olhar do coração em Deus e reconhecê-lo na história
Partilhar -           Partilhar a Palavra meditada
Recordar -           Escolher uma frase para recordar e viver
Agir -                    Fazer escolhas em conformidade com a Palavra



Fonte: 

SECONDIN, BRUNO - Lectio Divina em comunidade e na paróquia- 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 2010 - (Coleção Viver a Palavra)

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral - 1991

Folheto: Leitura Orante da Palavra de Deus - Paulinas - Pe. Antonio Elcio de Souza




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores em - ALÔ VIDEOSFERA LINK IN

OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!

OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!