FLAGCOUNTER DE ALÔ VIDEOSFERA - LINK IN

DIVINO PAI ETERNO

DIVINO PAI ETERNO
ABENÇOAI O BRASIL E O MUNDO INTEIRO

LITURGIA DIÁRIA - COMECE O DIA FELIZ

LITURGIA DIÁRIA - COMECE O DIA FELIZ
CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR - VOCÊ JÁ OROU HOJE?

quarta-feira

LITURGIA PARA O 10º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B - 07/06/2015



CRÉDITOS:

EVANGELHO SÃO MARCOS 3, 20-35 - ANO B
10º DOMINGO TEMPO COMUM - ANO DA PAZ 
 LEITURAS: GN 3,9-15;    2 COR 4,13-18-5,1
SL 129 

O HOMEM DIVIDIDO ENTRE DOIS REINOS

Naquele tempo, 20 Jesus voltou para casa com seus discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21 Quando souberam disso os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si. 22 Os mestres da lei, que tinham vindo de Jerusalém diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23 Então  Jesus os chamou e falou em parábolas: "Como é que satanás pode expulsar a satanás? 24 Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25 Se uma família se divide contra si mesma , ela nos poderá manter-se. 26 Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27 Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens,  sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.28 Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29 Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno." 30 Jesus falou isso, porque diziam: "Ele está possuído por um espírito mau." 31 Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chama-lo.32 Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: Tua mãe e teus irmãos estão la fora à tua procura." 33 Ele respondeu: Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? 34 E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35 Quem faz  a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."
  
-Palavra da salvação
-Glória a vós, Senhor!

                                                   
 REFLEXÃO

 Queridos irmãozinhos, a liturgia de hoje é linda, ela nos leva a meditar ir até à Igreja primitiva, quando os primeiros cristão se reuniam, organizavam-se em comunidades, à celebração assídua da palavra, e a fração do pão. ( Eucaristia )

Os primeiros textos dos Evangelhos, as cartas de exortação dos Apóstolos, eram dirigidas às comunidades cristãs, espalhadas nas províncias do vasto império romano, para alicerçar a fé do povo de Deus, no ressuscitado.

 O Novo Testamento, nasceu desta forma; ao longo dos anos de caminhadas cristãs, foram formando os primeiros textos, as "Epístolas, os Sinóticos, e o de São João."

 Existem outros livros chamados Apócrifos, que a Igreja não acolheu no Cânon, por serem duvidosos, e não estar de acordo com a revelação e a tradição dos Apóstolos, isto é da Santa Mãe Igreja.

 O texto do Evangelho deste Domingo nos oferece um dos melhores exemplos, e nos dá uma ideia de como nasceram as Sagradas Escrituras.

Quem organizou e guardou por longos Seculos, as sagradas Escrituras foi a Igreja Católica. Eram imensas bibliotecas para serem compiladas, por ser em pergaminhos, papiros ou tijolos de argilas etc. ( Foi  São Jeronimo um sacerdote Católico que fez a tradução da bíblia para o latim entre os seculos IV e V a pedido do Papa Dâmaso I, a tradução conhecida por vulgata )


 A Boa Noticia, foram nascendo de recordações vivas pessoais comunitárias, de dito e fatos de Jesus, reunidos nem sempre numa ordem cronológica ( A ordem em que foram  efetivamente ditos e feitos ) mas, via de regra, por associação de ideias e temas.

 Os escritos foram chegando nas reuniões e celebração da fração do pão, ditados pelos Apóstolos e discípulos testemunhas vivas oculares, que conviveram, caminharam com Jesus, viram-no, ouviram seus ensinamentos, suas pregações.

 Agora lembrados pelo Espírito Santo, os discípulos, podem exortar a Igreja caminhante, com as palavras do divino Mestre. Jesus falou aos discípulos: 25 "Eu tenho dito estas coisas enquanto estou convosco.

26 Mas o defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, Ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que vos tenho dito." 13 "Quando vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. 14 Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. ( Jo 14,25-26; Jo 16,13 )

 O primeiro Evangelho foi escrito por João Marcos, que foi companheiro de Paulo, na primeira viagem missionária na Antioquia, depois ele ficou com Pedro em Roma.

 Os Evangelhos não foram escritos com intenção de redigir uma "história," ou de escrever uma "biografia" de Jesus, mas com o objetivo de alimentar a fé dos primeiros cristãos.

 Por isso os textos dos Evangelhos são verdadeiros, de sentidos profundos do que qualquer história profana. Ele foi escrito realmente com o "dedo de Deus," isto é, com o Espírito Santo, o qual conhece não somente os segredos de Deus, mas também os segredos do homem e sua história. ( 1 Cor 2,11 )

A primeira leitura deste Domingo, nos leva meditar os mistérios  de Deus, os primórdios tempos, a história do homem e o paraíso, onde deixaram ser enganados pela voz do maligno.

O livre arbítrio do ser humano, preferiram  a escolha do mal, o homem se retraiu à bondade do criador, levado pelas insidias do maligno, perderam a graça de filhos Deus.

O pecado original, para nós pobres mortais pecadores, é um mistério profundo, pois as Sagradas Escrituras narra-nos, que  o pecado começou no céu. Os anjos apóstatas abandonaram seus tronos e foram precipitados no abismo.

"São anjos decaídos por terem recusado livremente a servir a Deus e a seu desígnio. Sua opção contra Deus é definitiva, para eles não tem salvação. Eles tentam associar o homem à sua revolta contra Deus." ( CIC 414 ) ( Is 14,12-14; 2 Pd 2,4; Ez 28,12-15; Ap 12,10; Lc 22,31; Mt25,41 )


O pecado original trouxe ao homem, consequências graves e desastrosas, a morte e a perca da filiação de filhos de Deus. Deus não fez a morte, nem tem prazer em destruir os viventes...Foi a inveja do Diabo que a morte entrou no mundo. ( Sb 1,13;2,24 )

 A Boa Noticia é: Deus na sua infinita misericórdia perguntou: "Adão onde estás..?" Ele está sempre perguntando a cada um de nós - Onde você esta meu filho..?

 Então no seu infinito amor de misericórdia, enviou seu Filho a este mundo para nos salvar da morte eterna. Deus está sempre nos procurando e perguntando: Meus filhos onde estão vocês..? Enviei meu Filho amado ouvi-o..!


 Por isso que Nosso Senhor diz no Evangelho: Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? São aqueles que fazem a vontade de Deus, esses são meu irmão, minha irmã e minha mãe. (Mc 3,35)

Isso quer dizer para nós que, quem crê Nele, a sua fé é mais importante que os próprios vínculos de sangue. A verdadeira família de Jesus é aquela que faz constantemente a vontade de Deus.

No antigo Israel, era costume determinar pela raça, pelo sangue e pela linhagem de descendência quem era "puro ou impuro," quem era judeu ou pagão. ( Marcos dirige o texto do Evangelho, às Igrejas primitivas. Este costumes tinha que ser quebrantado, abolidos do meio cristão, e nas  estruturas familiares. ) Por isso Jesus ao libertar as pessoas de todo e qualquer mal, é acusado pelos mestres da lei de ter ligação com o próprio mal.

 Na bíblia a palavra Satanás vem do hebraico, no sentido de "adversário, opositor e malvado, aquele que divide," e  na tradução grega, quase sempre foi traduzida por diábolos, no sentido de acusar, caluniar, falsificar, enganar.

 E exatamente isso que os judeus mestres da lei acusam Jesus, pois sabem que as suas palavras trás vida nova, liberta o povo da opressão da lei. Por isso, eles o acusam e o caluniam por inveja e maldade.

 Usam da intervenção de alguns parentes, movidos pelos dissuasivos mestres da lei, desviar Jesus de seu ministério. A acusação de coluio com Satanás e as palavras de Nosso Senhor, ao dizer aos doutores da lei: Como pode satanás expulsar a si mesmo?

 Então Satanás está contra si mesmo, como pode Satanás expulsar a Satanás nos mostra o choque entre o forte e o mais forte. ( Mc 3,22-26 ) A mensagem de hoje é também "uma mensagem para a vida eterna."

 A batalha decisiva entre dois reinos, aconteceu com Cristo, mas a guerra não se acabou; a antiga serpente continua a armar ciladas ao calcanhar de sua linhagem, que é seu corpo, seus membros, nós..! ( Gn 3,15 )

Agora Satanás é expulso de nossa habitação, pelo nosso batismo, e nossa renuncia ao mal, e nós tornamos co-herdeiro de Deus em Cristo Jesus.

 Mas o espírito imundo, procura brechas continuamente para reentrar em nossas vidas, para fazer-nos perder nossa salvação, conquistada por Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Portanto este tempo é para nós de vigilância e decisão.  Irmãozinhos..! A diferença entre agora e antes de Cristo, é que agora nós podemos vencer, ou melhor "vencer de virada;" antes - sob a lei- não! ( 1 Pd 5,8-11 )

Mas para vencer é preciso suar, é preciso participar na luta e na vitória de Jesus, tomando nossa cruz no dia a dia e seguindo-o. Completar o que falta à vitória de Jesus, completar o que faltou em Cristo na cruz ..! ( Lc 9,23; Mt 16,24; Mc 8,34 ) 

Deus manifesta-nos, o seu amor em seu filho Jesus Cristo, dialoga com o ser humano, vai a procura dele, chama-o e pergunta-lhe com ternura: Onde está você..? Seu amor fiel oferece a toda a criatura um futuro de esperança e de salvação.

Opor a Ele é recusar sua salvação é um pecado contra o Espírito Santo. ( Mc 3,29 ) De fato sabemos que, se a tenda em que moramos neste mundo for destruída, Deus nos dá uma outra moradia no céu que não é obra de mãos humanas, mas que é eterna." ( 2 Cor 5,1 ) Amém!

Jesus é o Senhor!



FONTE:


TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA EXTRAIDO DE SUA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE -- ANO "B" 10º DOMINGO DO TEMPO COMUM "O HOMEM DIVIDIDO ENTRE DOIS REINOS" - PG 373-376 --  DEUS CONOSCO dia a dia ANO "B"  10º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Pg 45-48 - COMENTÁRIO NA Pg 121 Pe.. FRANCISCO ABERTIN -- BÍBLIA :AVE MARIA.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores em - ALÔ VIDEOSFERA LINK IN

OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!

OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!