FLAGCOUNTER DE ALÔ VIDEOSFERA - LINK IN

DIVINO PAI ETERNO

DIVINO PAI ETERNO
ABENÇOAI O BRASIL E O MUNDO INTEIRO

LITURGIA DIÁRIA - COMECE O DIA FELIZ

LITURGIA DIÁRIA - COMECE O DIA FELIZ
CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR - VOCÊ JÁ OROU HOJE?

segunda-feira

LEITURA ORANTE DA PALAVRA - EVANGELHO SEGUNDO MT, 14,13-21 - A MULTIPLICAÇÃO DOS PAES

Preparação:

O Evangelho desta segunda feira  é uma das mais belas passagens da vida de Jesus - Primeira  multiplicação dos pães - Citação bíblica: Mt 14,13-21
Após  a morte de João Batista, os apóstolos foram anunciar o ocorrido a Jesus.

Com o coração contrito, vamos pedir ao Divino Espírito Santo, muita luz e a graça de compreender bem esta Palavra:
Espírito Santo, ilumine esta leitura orante, a minha mente e o meu coração, para que eu possa compreender bem a Palavra de Deus e o que Ele deseja falar ao meu coração.

1º passo: Leitura : O que o texto diz?
O texto diz que Jesus ouvindo o que os discípulos anunciaram sobre a morte de João Batista, partiu dali, de barco, para um lugar deserto, afastado. Assim que as multidões o souberam, vieram das cidades, seguindo-o a pé. Assim que desembarcou, viu uma multidão e tomado de compaixão, curou seus doentes. Chegada a tarde, aproximaram-se dele seus discípulos dizendo que o lugar  era deserto e a hora já estava avançada e que despedisse as multidões para que fossem aos povoados comprar alimento para eles. Mas Jesus lhes disse que não era preciso que fossem embora e que eles lhes dessem eles mesmos de comer. Os discípulos disseram que só tinham 5 pães e dois peixes. Jesus disse-lhes para trazê-los ali. Ele mandou que as multidões se acomodassem na grama, tomou os 5 pães e os 2 peixes , elevou os olhos ao céu e pronunciou a benção. Em seguida deu-os aos discípulos e estes às multidões.
Todos comeram e ficaram saciados e ainda recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram.
Eram cerca de 5 mil homens, sem contar mulheres e crianças.



Refrão: 
Meu Deus fará 
Um milagre acontecer
Vai multiplicar 
O que trago em minhas mãos
Minha oferta 
Jesus transforma e dá
Pra alimentar 
Uma grande multidão


2º passo: Meditação: O que o texto diz para mim?
                        Jesus era primo de João Batista. Ele havia se encontrado com João Batista no dia em que foi batizado, sabia de todo o trabalho que ele realizava como profeta do Senhor. 
Imagino como Jesus se sensibilizou quando soube o que ocorrera com João Batista. João Batista foi decapitado! Que tristeza! Então Jesus se retira para ficar a sós por um momento, talvea para refletir sobre os acontecimentos e sua missão. Mas os discípulos estavam ali, firmes com ele. No dizer de hoje, quando estamos tristes pela perda de alguém muito querido, Jesus estava “dando um tempo”... Ele então conduz os seus discípulos a um lugar deserto, para que repousassem, atravessando o mar da Galiléia em um barco. Porém, ao desembarcarem, já uma grande multlidão os esperava.
E ai, ele se dá conta, que haviam pessoas, às dezenas de milhares...haviam ali 5.000 pessoas que o vieram ouvir, clamar, pela cura de seus doentes, por problemas de subsistência,  alimento, moradia, saúde e paz, conflitos pessoais – seguem-no  como ovelhas sem pastor! Ele sente  compaixão por seus seguidores! Aquela compaixão, aquele amor profundo,  no sentido da palavra grega: esplagnisomai – como somente as mães são capazes de sentir  - até às vísceras! Não há um amor igual no mundo! Jesus se compadece da multidão!
Os discípulos encontraram facilmente uma solução: ali era deserto, era melhor que ele os dispensasse, para irem aos povoados comprarem comidas.
 Oiiiii? Não! “Vocês é que têm de lhes dar de comer”! E eles disseram...mas só temos aqui 5 pães e 5 peixes, Senhor!...
Jesus foi rápido:” tragam isto aqui”! E abençoando partiu os pães e peixes e deu aos discípulos para distribuírem para a multidão.
Eu percebo esta cena, como o Pe. Guilherme Ximenes (da prelasia do Opus Dei) como um prenúncio da Santa Ceia, quando Jesus se entrega a nós, transformando o Pão em seu Corpo e o Vinho no seu Sangue – alimento de Vida eterna:  puro amor, compaixão e misericórdia por nós, por nossos sofrimentos e desesperos, ansiedades, por não sabermos esperar a nossa hora, aquela em que o Senhor preparou para a nossa felicidade e paz, compaixão de nós, por acharmos muitas vezes, quando não temos resposta para o nosso sofrimento, que Deus é o culpado, até provar o contrário! Ai Jesus, que ignorância a nossa! 
O milagre da multiplicação dos pães se chama, perdão, partilha, amor , justiça, paz   e misericórdia (Homilia de hoje do portal Canção Nova)
É como se Jesus nos dissesse nesta Palavra: meu amor por vocês é até às vísceras – COMPAIXÃO – ESPLAGNISOMAI!
IDE E DAI O MESMO AMOR Á MULTIDÃO CARENTE QUE OS OUVE, QUE OS SEGUE: ...ELES NÃO PRECISAM IR EMBORA, ”VÓS MESMOS DAI-LHES DE COMER”!

Refrão: 
Meu Deus fará 
Um milagre acontecer
Vai multiplicar 
O que trago em minhas mãos
Minha oferta 
Jesus transforma e dá
Pra alimentar 
Uma grande multidão


3º passo: Contemplação: O que a Palavra nos leva a experimentar?
               Experimentei o sentimento de misericórdia e contrição pela morte de João Batista, e coloquei-me no lugar daquela multidão que o acompanhou até aquele deserto, de forma improvisada, apenas para segui-lo e ouvir os seus ensinamentos. Nesta Palavra,  com toda a riqueza deste evangelho, Jesus nos deixa 3 aspectos para serem meditados:
1º fato -  Ele encheu-se de compaixão por aqueles que o seguiam.
2º fato – O amor de Cristo não é um amor teórico, ele não fica só com aquele        amor sentimental, Ele coloca o amor em prática!Ele cura os doentes e se preocupa em alimentá-los.
 3º fato -   A multiplicação dos pães e peixes tem a ver com a cena da Eucaristia, na 5ª feira Santa. 
                                                                   
 Refrão: 
Meu Deus fará 
Um milagre acontecer
Vai multiplicar 
O que trago em minhas mãos
Minha oferta 
Jesus transforma e dá
Pra alimentar 
Uma grande multidão


4º passo: Oração: O que o texto me leva  a falar com Deus?
"O Pão partilhado sacia a fome de todos… e ainda sobra… Não será esse o caminho a ser seguido, também nos nossos dias, para resolver o grave problema da fome no mundo?
Pai, preserva-me da cobiça e da ganância que me impedem de ser generoso com meu semelhante. E abre meu coração para a partilha e a misericórdia." Amém!  
(Padre Bantu Mendonça)                                                                        
  
Refrão: 
Meu Deus fará 
Um milagre acontecer
Vai multiplicar 
O que trago em minhas mãos
Minha oferta 
Jesus transforma e dá
Pra alimentar 



5º passo: Ação: O que a Palavra me sugere a viver? 
"Este é o momento de escolher um gesto concreto, para viver a Palavra de  Jesus no meu dia a dia. Pode ser uma atenção maior aos que convivem comigo, paciência com as pessoas, uma palavra amiga a quem precisa, uma ajuda aos necessitados, etc, ou outras ações que o Senhor suscite em meu coração". (EAD-PAULINAS CURSOS ON LINE- BH-MG)

"Como nós hoje, os discípulos reagiram com sabedoria humana, sugerindo o mais prudente, deixando a outros a solução. Mas Jesus disse que eles é que deviam resolver. 
Jesus fez sua parte: é seu modo divino de agir: deixa que percebamos o que é preciso, e façamos tudo que estiver ao nosso alcance. Depois o resto ele faz." ( R
evista de Aparecida nº 185 - Agosto de 2017)
                                                                  
 Refrão: 
Meu Deus fará 
Um milagre acontecer
Vai multiplicar 
O que trago em minhas mãos
Minha oferta 
Jesus transforma e dá
Pra alimentar 


Oração conclusiva:

Que o Senhor nos abençoe, conceda-nos a graça de sermos misericordiosos com os necessitados e carentes, que a Palavra da multiplicação dos pães, nos ajude a fazer tudo que estiver ao nosso alcance para auxiliar os refugiados, sem fronteiras, pois eles não escolheram esta vida, mas são vítmas da guerra e da sociedade acomodada e oportunista.









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores em - ALÔ VIDEOSFERA LINK IN

OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!

OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!