FLAGCOUNTER DE ALÔ VIDEOSFERA - LINK IN

DIVINO PAI ETERNO

DIVINO PAI ETERNO
ABENÇOAI O BRASIL E O MUNDO INTEIRO

LITURGIA DIÁRIA - COMECE O DIA FELIZ

LITURGIA DIÁRIA - COMECE O DIA FELIZ
CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR - VOCÊ JÁ OROU HOJE?

domingo

LEITURA ORANTE: CITAÇÃO BÍBLICA: EVANGELHO DE JOÃO 21, 1-25

           JESUS APARECE AOS DISCÍPULOS NA MARGEM DO MAR DE TIBERÍADES
3ª APARIÇÃO APÓS A SUA RESSURREIÇÃO

PREPARAÇÃO:
Neste epílogo do evangelho de João, Jesus aparece aos apóstolos que voltavam de uma pescaria, dando-lhes vários sinais e delega a Pedro o seu ministério.
Invocação ao Divino Espírito Santo:
Divino Espírito Santo, antes de iniciar esta Leitura Orante, eu Vos peço a graça do bom entendimento e a Luz para que possa perceber a Vossa presença nesta leitura orante e ao final receber os frutos da bem aventurança.

REFRÃO PARA SER ORADO ENTRE OS PASSOS:
“Dê-me, Senhor,
agudeza para entender,
capacidade para reter,
método e faculdade para aprender,
sutileza para interpretar,
graça e abundância para falar.
Dê-me, Senhor,
acerto ao começar,
direção ao progredir
e perfeição ao concluir.”

(São Tomás de Aquino)

1º PASSO – LEITURA: O que o texto diz?
O texto diz que Jesus apareceu aos discípulos na margem do mar de Tiberíades.  Estavam juntos Simão Pedro, Tomé chamado Gêmeo, Natanael de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. Simão Pedro disse: «Eu vou pescar.» Eles disseram: «Nós também vamos.» Saíram e entraram na barca. Mas naquela noite não pescaram nada.
 Quando amanheceu, Jesus estava na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus.  Então Jesus disse: «Rapazes, vocês têm alguma coisa para comer?» Eles responderam: «Não.»  Então Jesus falou: «Joguem a rede do lado direito da barca, e vocês acharão peixe.» Eles jogaram a rede e não conseguiam puxá-la para fora, de tanto peixe que pegaram.  Então o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: «É o Senhor.» Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu a roupa, pois estava nu, e pulou dentro d’água.
 Os outros discípulos foram na barca, que estava a uns cem metros da margem. Eles arrastavam a rede com os peixes. Logo que pisaram em terra firme, viram um peixe na brasa e pão. Jesus disse: «Tragam alguns peixes que vocês acabaram de pescar.» Então Simão Pedro subiu na barca e arrastou a rede para a praia. Estava cheia de cento e cinqüenta e três peixes grandes. Apesar de tantos peixes, a rede não arrebentou.
 Jesus disse para eles: «Vamos, comam.» Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.  Jesus se aproximou, tomou o pão e distribuiu para eles. Fez a mesma coisa com o peixe.
 Essa foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.
 Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.» Jesus disse: «Cuide dos meus cordeiros.»  Jesus perguntou de novo a Pedro: «Simão, filho de João, você me ama?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.» Jesus disse: «Tome conta das minhas ovelhas.»  Pela terceira vez Jesus perguntou a Pedro: «Simão, filho de João, você me ama?» Então Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Disse a Jesus: «Senhor, tu conheces tudo, e sabes que eu te amo.» Jesus disse: «Cuide das minhas ovelhas. Eu garanto a você: quando você era mais moço, você colocava o cinto e ia para onde queria. Quando você ficar mais velho, estenderá as suas mãos, e outro colocará o cinto em você e o levará para onde você não quer ir.» Jesus falou isso aludindo ao tipo de morte com que Pedro iria glorificar a Deus. E Jesus acrescentou: «Siga-me.»
Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que estivera bem perto de Jesus durante a ceia e que havia perguntado: «Senhor, quem é que vai traí-lo?»  Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: «Senhor, o que vai acontecer a ele?»  Jesus respondeu: «Se eu quero que ele viva até que eu venha, o que é que você tem com isso? Quanto a você, siga-me.»
 Então correu a notícia entre os irmãos de que aquele discípulo não iria morrer. Porém Jesus não disse que ele não ia morrer, mas disse: «Se eu quero que ele viva até que eu venha, o que é que você tem com isso?»
 O evangelho diz que aquele era  discípulo que deu testemunho dessas coisas e que as escreveu. E que nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Diz que Jesus fez ainda muitas outras coisas que se fossem escritas uma por uma,  não caberiam no mundo os livros que seriam escritos.

2º PASSO – O que o texto diz para mim, hoje?
Neste evangelho há várias mensagens que gostaria de meditar e as meditei, porém como é um texto bem extenso, vou meditar sobre o momento que os discípulos estavam assentados, alimentando-se dos peixes e do pão que o Senhor preparou para eles. Aqui, eles já haviam reconhecido Jesus  e fico imaginando como estavam surpreendidos com a sua presença, o amor que os tratava, até preparou uma refeição para eles. Fico imaginando Pedro... estava quebrantado por tudo o que acontecera naqueles dias. Não estivera presente no martírio e morte de Jesus...onde será que estivera? Com certeza, sofrendo muito, muito, arrependido por ter negado seu amigo!
Agora Jesus estava ali, com muito carinho, preparando uma refeição para eles, pois estiveram sem comer a noite toda. Misericórdia e amor ágape, incondicional: penso que Pedro estivesse assim, meditando tristonho,  por ter feito aquela negação e Jesus lhe pergunta ao mesmo tempo: - Pedro tu me amas mais que estes outros?  Ele respondendo Sim Senhor, Tu sabes que eu te amo! E Jesus respondendo: Apascenta minhas ovelhas! Jesus escolhe Pedro, entre todos  seus discípulos, justamente ele...numa demonstração de confiança Jesus lhe delega o seu ministério. Assim, três vezes Jesus lhe dá a oportunidade de lhe dizer o quanto o amava. E cada vez, Jesus ia restaurando Pedro, o seu filho amado, que passava por aquele sofrimento mortal por ter negado três vezes seu mestre querido! Senhor, quantas vezes será que  eu também o tenha negado ao negar a algum de seus filhos, amor e compreensão, perdão e bene volência? Faça-me Senhor testemunhar o seu amor e misericórdia neste mundo tão carente de amor fraterno.

3º PASSO – CONTEMPLAÇÃO – O QUE ESTA PALAVRA ME LEVA A EXPERIMENTAR?
O infinito amor e misericórdia de Deus e sua compaixão mediante o  sofrimento humano. O mesmo Jesus que havia chamado Pedro para ser pescador de homens agora o está escolhendo para cuidar de suas ovelhas.
Esta Palavra me leva a crer que Jesus não desiste de seus filhos. Mesmo depois de cair, Jesus nos levanta, nos capacita para exercer o ministério que Ele está a criar para cada um de nós. Para cada um, o Senhor tem uma missão especial. Ele não olha as nossas  aparências, ele deseja que estejamos em suas fileiras, evangelizando e trazendo operários para a sua messe.
Neste momento, Jesus está restaurando a minha vida  e convidando-me para segui-lo como fez a Pedro e o faz a cada um de seus filhos.

4º PASSO – ORAÇÃO: O que a Palavra me leva a falar com Deus?
Senhor, como é grande a sua misericórdia e seu amor por mim!.
Estás sempre disposto a nos resgatar e nos restaurar, tornando nossa vida espiritualmente plena.
Somente Tu és capaz de realizar o milagre da restauração e santificação em minha vida e na vida de meus familiares.
Divino Pai Eterno, obrigada por acompanhar-me nesta leitura orante esclarecendo todas as dúvidas que eu tinha a respeito desta Palavra.

5º PASSO: AÇÃO: O QUE A PALAVRA ME LEVA A VIVER?
Esta Palavra me leva a viver a misericórdia e compaixão de Jesus por seus filhos.
Esta Palavra me dá a certeza de que para seguir Jesus, terei que “tirar as sandálias” e segui-lo com os pés descalços”, transparente e com a humildade de Pedro, depois de sua negação. Leva-me a ter certeza que toda a arrogância e intransigência não faz sentido para aquele que pretende ser testemunha da fé cristã.
Ao terminar esta leitura orante, faço a oração que Jesus nos ensinou:
Pai nosso que estais no céu! Santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu!
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixeis cair em tentação, mais livrai-nos do mal. Amém!

Márcia MSA




  






















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores em - ALÔ VIDEOSFERA LINK IN

OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!

OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!